sábado, 28 de junho de 2008

Programa da Sociedade da Informação


O que é o programa?

O Programa Sociedade da Informação, lançado em 1999 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia foi concebido para preparar a nova geração de redes, viabilizando um novo estágio de evolução da Internet e suas aplicações no país.
Constitui um conjunto de iniciativas, coordenadas pelo MCT, que prevê ações dos governos federal, estaduais, municipais, junto com a iniciativa privada.
O programa pretende viabilizar um novo estágio de evolução da Internet e suas aplicações no Brasil, tanto na capacitação de pessoal para pesquisa e desenvolvimento quanto na garantia de serviços avançados de comunicação e informação. Faz parte do Plano Plurianual 2000-2004.

Quais são seus objetivos e metas?

Sua meta é criar, nos próximos quatro anos, as bases para que aumente substancialmente a participação da economia da informação no Produto Interno Bruto (PIB) – hoje estimada em dez por cento. A indústria e as empresas brasileiras deverão ser os setores mais beneficiados, tornando-se mais competitivos no mercado internacional.
Existem hoje no País cerca de 3,8 milhões de computadores conectados à Internet. Mantido o ritmo atual de crescimento, esse número dobrará em menos de quatro anos, podendo comprometer a velocidade e qualidade das conexões e esgotar em pouco tempo o potencial de ingresso de novos usuários.
O Programa Sociedade da Informação tem como um de seus objetivos evitar esse esgotamento e contribuir para reduzir as desigualdades sociais e regionais. Para isso, pretende disseminar o uso do computador em todo o território nacional e criar condições para que o maior número de brasileiros possa acessar a Internet.

Suas propostas?

São implantação de projetos pilotos utilizando tecnologias das Remavs envolve 79 instituições parceiras. As redes hoje estão interconectadas a uma velocidade de apenas 34 Mbps. A meta, no entanto, é atingir em quatro anos a faixa de 1,2 Gbps. Nessa etapa, o MCT e o Ministério da Educação terão interligado na rede todas as instituições federais de ensino superior e institutos de pesquisa do país.
Já está acertada, também, a participação do Brasil no Projeto Internet-2 americano, por intermédio da interconexão das redes acadêmicas dos dois países e de experimentos conjuntos.

Aplicações:

O Programa Sociedade da Informação está estruturado em oito linhas de ação e em dez áreas de atuação. As linhas de ação indicam a direção dos projetos:

As oito linhas são:
  1. Pesquisa e desenvolvimento em tecnologias-chave;

  2. Prototipagem de aplicações estratégicas;

  3. Implantação de infra-estrutura avançada para pesquisa e ensino;

  4. Fomento a informações e conteúdos;

  5. Fomento a novos empreendimentos;

  6. Apoio a difusão tecnológica;

  7. Apoio a aplicações sociais;

  8. Governança no mundo eletrônico.

As dez áreas de atuação são:
Já as áreas de atuação estabelecem um conjunto de objetivos globais, com prioridade para ciência, tecnologia e educação e cultura, considerados indutores dos demais:



  1. Ciência e Tecnologia:
    Colaboração e condução de experimentos cooperativos e disseminação de informação científica e tecnológica.

  2. Educação:
    educação a distância de qualidade e bibliotecas temáticas digitais.

  3. Cultura:
    criação e difusão cultural com ênfase nas identidades locais, seu fomento e preservação.

  4. Saúde:
    Protótipos de serviços de referência em atendimento, telemedicina e de informação em saúde.

  5. Aplicações Sociais:
    Mundo virtual como habilitador de competências e de participação social.

  6. Comércio Eletrônico:
    Ambientes de comércio eletrônico e transações seguras através da rede.

  7. Informação e Mídia:
    meios, processos e padrões para publicação e interação; propriedade intelectual e negócios de conhecimento.

  8. Atividades de Governo:
    Integração e maximização de ações públicas para a cidadania, transparência das ações e melhoria da qualidade dos serviços.

  9. Educação para a Sociedade da Informação:
    Treinamento e formação tecnológica; popularização da cultura digital.

  10. Educação para a Sociedade da Informação:
    Treinamento e formação tecnológica; popularização da cultura digital.

Um comentário:

Prof. Tadeu disse...

Olá gente! Gostei muito do blog de vocês. Como tenho dito em geral com os outros grupos, penso que algumas sínteses que vocês fizeram poderiam estar menos fiéis ao texto original dos autores. Isso é um exercício que teremos que aprender ok?