
Tópicos principais:
- Ferramentas pedagógicas;
- Objetos de estudos.
Assim ocorrera a formação, apropriação ativa critica e criativa destas tecnologias pelo professor aluno. Professor este sintonizado com as novas aspirações das novas gerações.Para a Unesco a educação para as mídias é condição sine quando é da educação
para a cidadania.
Ela ainda vê como um instrumento fundamental para as reduções das desigualdades sociais, meio de democratização das oportunidades através do bacesso ao saber.
Tentando explicar o papel das tecnologias na nossa sociedade contemporânea,ela discute “A cibercultura e a metáfora do impacto”, reconhecendo ser fenômenos importantes para o campo da educação.
Seus impactos e efeitos das técnicas eletrônicas de comunicação sobre os modos de produção e reprodução da vida social.
Cita o autor Mc Luhar que busca em Platão em sue diálogo com Fedro onde discute o impacto da escrita sobre a inteligência e a memória assim como a relação das tecnologias sobre a sociedade atual e das TIC.
Outra metáfora para explicar o impacto das tecnologias é do Frankenstein, criatura que escapa ao controle do seu criador. O que ocorrerá com o desenvolvimento desenfreado das novas tecnologias da informação, especialmente a inteligência artificial, visão redutora da inteligência humana.
E, as mutações ocorridas nos comportamentos sociais e na educação, criando uma escola paralela a sociedade Digitalizada.
A sociedade digitaliza:
- As redes: enormes transporte de informações banalizada.
- A informação como uma nova moeda de troca, nova medida de valor, uma nova
ficha simbólica.
A autora volta a questionar o que seja esta TIC? São o resultado da fusão de três
grandes vertentes técnicas:
- A informática;
- As telecomunicações;
- E as mídias.
- Para compreender o seu impacto na sociedade é necessário ir além das técnicas:“apocalípticas”.
- Valorizar o sujeito como protagonista da sua realidade e não como “receptores”.
A autora em discordância de alguns autores que afirma que não existe o “impacto” das tecnologias. Ela pergunta por que assustamos com a violência juvenil e infantil, já são produzidas nos vídeo games?
Ela tem vários questionamentos quanto o papel da instituição escolar, suas finalidades, o que realmente pretende e sua competência na formação do cidadão.
Tecnologias e Educação:
- A exirgencia : Mediatização: Da tecnologia à comunicação educacional.
A mediação terá sua verdadeira função quando se tem conteúdos e obejetivos pedagógicos definidos. - Mediatizar : conhecendo bem a sua função
Novos professores, outros alunos:
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