domingo, 22 de junho de 2008

Da tecnologia à comunicação educacional

Da tecnologia à comunicação educacional:

Tópicos principais:
O texto não pretende esgotar e nem solucionar a problemática referida a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos processos educacionais.

Analisa as abordagens explicativas e indicas as contribuições e lacunas.

Os princípios teóricos utilizados foram à prática da própria educadora e pesquisadora em educação e comunicação.

Outro princípio foi à integração das TIC à educação. Seu pleno sentido se confirmará quando realizada em sua dupla dimensão:
  • Ferramentas pedagógicas;
  • Objetos de estudos.

Assim ocorrera a formação, apropriação ativa critica e criativa destas tecnologias pelo professor aluno. Professor este sintonizado com as novas aspirações das novas gerações.Para a Unesco a educação para as mídias é condição sine quando é da educação
para a cidadania.
Ela ainda vê como um instrumento fundamental para as reduções das desigualdades sociais, meio de democratização das oportunidades através do bacesso ao saber.
Tentando explicar o papel das tecnologias na nossa sociedade contemporânea,ela discute “A cibercultura e a metáfora do impacto”, reconhecendo ser fenômenos importantes para o campo da educação.
Seus impactos e efeitos das técnicas eletrônicas de comunicação sobre os modos de produção e reprodução da vida social.
Cita o autor Mc Luhar que busca em Platão em sue diálogo com Fedro onde discute o impacto da escrita sobre a inteligência e a memória assim como a relação das tecnologias sobre a sociedade atual e das TIC.
Outra metáfora para explicar o impacto das tecnologias é do Frankenstein, criatura que escapa ao controle do seu criador. O que ocorrerá com o desenvolvimento desenfreado das novas tecnologias da informação, especialmente a inteligência artificial, visão redutora da inteligência humana.
E, as mutações ocorridas nos comportamentos sociais e na educação, criando uma escola paralela a sociedade Digitalizada.


A sociedade digitaliza:

  1. As redes: enormes transporte de informações banalizada.

  2. A informação como uma nova moeda de troca, nova medida de valor, uma nova
    ficha simbólica.

A autora volta a questionar o que seja esta TIC? São o resultado da fusão de três
grandes vertentes técnicas:

  1. A informática;
  2. As telecomunicações;
  3. E as mídias.
  • Para compreender o seu impacto na sociedade é necessário ir além das técnicas:“apocalípticas”.

  • Valorizar o sujeito como protagonista da sua realidade e não como “receptores”.

A autora em discordância de alguns autores que afirma que não existe o “impacto” das tecnologias. Ela pergunta por que assustamos com a violência juvenil e infantil, já são produzidas nos vídeo games?
Ela tem vários questionamentos quanto o papel da instituição escolar, suas finalidades, o que realmente pretende e sua competência na formação do cidadão.

Tecnologias e Educação:

  • A exirgencia : Mediatização: Da tecnologia à comunicação educacional.
    A mediação terá sua verdadeira função quando se tem conteúdos e obejetivos pedagógicos definidos.
  • Mediatizar : conhecendo bem a sua função


Novos professores, outros alunos:

  • Do livro e do quadro de giz à sala de informática. Os mesmos professores, porém outros alunos.
  • O que fazer? Considerar a interdisciplinaridade, estocagem de informações e o redimencionamento do papel do professor.


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